sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Atenção:

Sai do projeto do livro Jornal da Classe.


O livro constará de no mínimo cem páginas em fino acabamento, com fotos e ilustrações e todas as atividades desenvolvidas enquanto rolou o projeto de maior sucesso da Escola I de Maio Guarujá.

O Projeto foi encaminhado à Secretária de Educação D. Priscila Boninni para analise.

Durante seu tempo de atuação o Projeto Jornal da Classe procurou demonstrar ao aluno as diversas facetas de profissões ligadas à comunicação. Inclusive com a publicação de livro com tiragem já esgotada Catálogo da Mostra de Arte I de Maio.

O Projeto trata de assuntos pertinentes à Lei 11455/2008 que trata da cultura e história africana, afro-brasileira e indígena no ensino fundamental.


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


Sai o Catálogo da Mostra de Arte I de Maio


Publicado o primeiro livro de arte da Escola Municipal Primeiro de Maio - Guarujá.


Um livro em fino acabamento com linguagem simples e convidativa,

Trata-se de documentar a Mostra de Arte em comemoração ao dia da Consciência Negra.
A cada página o leitor depara-se com uma nova surpresa, são quadros de artistas conhecidos na comunidade primeiromaina a expor sua obra para que todos tenham ciência dos talentos que rorejam nosso entorno.

A Mostra de Arte teve apresentações de teatro, capoeira, lançamento do livro Grilhões do Porvir do Professor Oscar Tadeu de Assunção,( uma coletânea de poemas de alunos por ele orientados).
E exposição de uma grande quantidade de quadros produzidos pelos integrantes de nossa comunidade e convidados.
O Livro traz a documentação fotográfica das pinturas expostas durante o evento.

Os Desafios do Professor Vlademir

Caro amigo Vlademir:
Sei que você é interessadíssimo em desafios, tenho você em alta conta, assim como todos os seus estimados alunos, que vez por outra me trazem um desafio interessante.
Lembro de um desfio matemático impossível de resolver, no entanto extrapolando um pouco pudemos chegar a uma solução interessante que atendeu a todos os casos numa generalização evidentemente mágica e surpreendente.
O desafio:
Tratava-se de interpôr entre o mesmo numeral, que aparece três vezes um máximo de quatro operações de forma que o resultado seja sempre igual a seis.
Muitos imaginam uma solução para cada problema, observe:
Verifique:

2 + 2 + 2 = 6
3 x 3 - 3 = 6

O desafio seria descobrir um meio de generalizar a solução, alguns o aceitam, e vão quebrando a cabeça inventando uma porção de saídas interessantes, por exemplo:

(5 : 5) + 5 = 6

Wlademir, como resolver o problema da operação com o número 1?
Parece impossível, não?
E com o número zero, como seria a solução?

Eu mesmo encontrei um processo que pode ser utilizado de forma a solucionar todos os problemas, generalizando a solução: Justamente utilizando o fatorial.
Fatorial como você sabe inicia-se multiplicando o último numero pelo seu antecessor assim sucessivamente até o numero um.
Observe a expressão:

(1 + 1 + 1) ! = 3 ! = 3 x 2 x 1 = 6

Muito bem a partir dessa premissa e introduzindo um conceito antigo, tente lembrar o que diziam nossos velhos professores: - Qualquer número elevado a zero é igual a um. (Lembra-se? nunca consegui entender isso, francamente... mas...), aplicando este conceito no número n teremos:

n° = 1
Deve ter-lhe vindo à mente a idéia de aplicar tais recursos matemáticos na generalização do referido problema, senão observe:

(n°+ n° + n°)! = (1+ 1 + 1)! = ( 3 )! = 6

Concorda comigo amigo?

Parece mágico não?

Agora no método tradicional, como seria mesmo a solução do número um?
Acabei de ter uma idéia para o número quatro observe:

Ö4 + Ö4 + Ö4 = 6
(Apareceu este sinal, foi modificado na hora da postagem representa a raiz quadrada)
Que tal?
Um abraço velho amigo, que a força de Deus toque seus alunos através de você.